Elas Por Trás Das Câmeras

6ª Elas por trás das câmeras traz novidades e abre inscrições para curtas-metragens

Pela primeira vez, para a sexta edição da mostra, serão abertas inscrições de curtas-metragens que, posteriormente, serão selecionados por uma curadoria especializada de profissionais do audiovisual de Sergipe, com previsão de quatro curtas por sessão (totalizando 24 curtas). O principal intuito é ampliar e profissionalizar a mostra, possibilitando o acesso a mais obras de diferentes regiões brasileiras, que serão divididas em seis sessões temáticas.

A linha curatorial estará pautada na diversidade, em que serão selecionados filmes de diferentes regiões e narrativas e que também tenham diversidade na equipe em termos de raça, sexualidade, pessoas com deficiência e gênero (mulheres, pessoas não binárias e homens trans). Serão seis curadoras, divididas em dois grupos, e a partir do material recebido serão decididos os temas de cada sessão, que terão duração de cerca de 1 hora e meia. Cada membra da curadoria receberá uma planilha com os nomes e links dos filmes referentes ao seu grupo com cinco categorias para avaliar com notas 0 a 5: temática, criatividade, estética, diversidade e técnica. Os trabalhos mais bem avaliados passarão para uma segunda etapa em que todas as curadoras se reunirão para montar a programação e temáticas de cada sessão. As inscrições serão gratuitas.

Para essa edição, a proposta é que, além das exibições dos filmes selecionados, aconteçam duas oficinas voltadas para mulheres e dissidências de gênero, sobre “Gestão de negócios ligados ao audiovisual”, ministrada por Paula Gomes, e “Direção de fotografia”, ministrada por Marina Tedesco, por identificar que são duas áreas que, em especial, mulheres e dissidências de gênero possuem menos participação no mercado, com 20 vagas cada. Em breve, divulgaremos mais informações.