Elas Por Trás Das Câmeras

Mostra Elas por Trás das Câmeras abre inscrições para as oficinas de distribuição e operação de câmera

Estão abertas as inscrições para as oficinas da 6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras, voltadas para mulheres e dissidências de gênero, até o dia 09 de novembro.

As oficinas acontecerão no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e terão 20 vagas. As pessoas selecionadas serão divulgadas até 17 de novembro.

 

Conheça as oficinas:

 

Distribuição Audiovisual

Nos dias 25 e 26 de novembro, das 9h às 12h, acontece a oficina “Distribuição Audiovisual: Estratégias e Planos de Negócios para o Cinema Sergipano” com Paula Gomes.

A oficina, voltada para quem tem um projeto em desenvolvimento, oferece uma imersão prática no universo da distribuição cinematográfica brasileira, com foco especial nas realidades e oportunidades do mercado sergipano. Durante dois dias intensivos, as participantes aprenderão a estruturar planos de distribuição viáveis, compreender os modelos de negócios do setor, desenvolver estratégias de comunicação e marketing, e criar projetos sustentáveis de distribuição. O curso combina teoria atualizada com exercícios práticos, estudos de caso e desenvolvimento de projetos reais, preparando as profissionais para atuar de forma estratégica no mercado audiovisual contemporâneo.

Paula Gomes, de Aracaju-SE, é gestora pela FGV com mais de 17 anos no audiovisual. Cofundadora e Diretora Geral da Olhar, distribuidora de cinema independente com mais de 40 lançamentos no Brasil. Atuou na produção de filmes e TV, coordenou o Prodav TVs Públicas (FSA/Ancine/EBC) e trabalhou na Fundação Aperipê. Foi presidente da AVEC-PR, Conselheira de Cultura em Curitiba e é suplente no Conselho Superior de Cinema (2023-2025).

As inscrições são realizadas por meio do formulário: https://forms.gle/1zUqDAqmmvoEpJnr5

 

Operação de Câmera

Nos dias 27 e 28 de novembro, das 9h às 12h, acontece a oficina de Operação de Câmera com Gabi Morbeck.

A oficina  aborda a integração entre corpo, técnica e narrativa no audiovisual. O curso explora a consciência corporal, a influência da respiração no movimento e a relação entre operadora e equipamento. Também discute o papel da operação de câmera no mercado, suas transformações tecnológicas e a atuação de mulheres e dissidentes de gênero na área. Na parte técnica, são apresentados equipamentos e métodos de estabilização, com noções de equilíbrio e ergonomia. Além disso, a oficina investiga como os movimentos de câmera contribuem para a narrativa, promovendo o diálogo entre direção, fotografia e operação. Por fim, as participantes realizam exercícios práticos com diversos suportes, como tripé, shoulder e gimbal, culminando em uma atividade coletiva com foco na intencionalidade narrativa. A formação combina teoria, reflexão e prática para uma atuação mais consciente e técnica na operação de câmera.

Gabi Morbeck é diretora de fotografia, assistente de câmera e GMA baiana, atuante no cinema e em obras audiovisuais diversas. Sua trajetória perpassa videoclipes, eventos, festivais e publicidades. Assinou a direção de fotografia de filmes como Mar de Marisa, Desmistificando o Axé, Calçada Invisível e Meu Nome é Maria, além atuar como cinegrafista em coberturas ao vivo e televisivas de carnavais e festivais e na realização de videoclipes. Formada em Produção de Áudio e Vídeo e Assistência de Câmera.

 
As inscrições são realizadas por meio do formulário: https://forms.gle/6zCMDnvETV9NeHw3A
 
 

Sobre a 6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras

Este ano, a mostra Elas Por Trás das Câmeras acontecerá entre os dias 24 e 28 de novembro no Museu da Gente Sergipana e na Universidade Federal de Sergipe. Em breve, divulgaremos a programação completa.

A 6ª Mostra Elas por Trás das Câmeras é realizada com recursos da Lei Complementar Federal nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Nº 06/2023 – TARCÍSIO DUARTE, executado pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP/SE, com apoio da Igluloc, do Museu da Gente Sergipana e do Instituto Banese e do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe.